Fórum Social Mundial
quarta-feira, 21/12/2011 13:32Abertas inscrições para o Fórum Social Temático 2012 em Porto Alegre
As inscrições da edição descentralizada do FST no Brasil acontece entre 24 e 29 de janeiro de 2012, em Porto Alegre e Região Metropolitana (Gravataí, Canoas, São Leopoldo, e Novo Hamburgo), estão abertas. Com o tema Crise Capitalista, Justiça Social e Ambiental Preparatório, o evento será preparatório para a Cúpula dos Povos da Rio+20, iniciativa de movimentos sociais e ambientais, organizações, redes, grupos da sociedade civil mundial que acontece paralelamente à Conferência da ONU.
Além das atividades autogestionadas, tradicionais nos Fóruns Sociais Mundiais, você e sua rede podem participar da plataforma de discussão criada pelo Comitê Organizador do Fórum 2012. Ela funciona por meio dos Grupos Temáticos de Reflexão e, diferentemente das autogestionadas, qualquer cidadão pode contribuir sem participar de alguma organização. O Fórum acolherá este encontro de redes internacionais, articuladas em torno destes grupos sobre assuntos pertinentes a ele. Esta construção já está em andamento na Plataforma de Diálogos do Fórum Social Temático. São eles: 1. Por que Crise capitalista, Justiça Social e Ambiental? 2. Qual a conexão deste Fórum com o processo do Fórum Social Mundial e das demais mobilizações em vistas à Rio+20? 3. Então, eu já posso participar? O que devo fazer? 4. O que são atividades autogestionadas? Quem as promove? Como posso inscrevê-las? 5. O que são estes Grupos Temáticos de diálogo? Como posso acompanhar seus trabalhos e participar?
“Estabelecemos Grupos Temáticos num processo capaz de acolher a multiplicidade de experiências e contribuições dos diversos sujeitos sociais em torno destes temas abrangentes e mobilizadores capazes de articular atores dos mais variados movimentos. Os grupos estão sendo constituídos dos assuntos relacionados com a agenda da sustentabilidade e da justiça social e ambiental; da existência de redes em condições de facilitar política e operacionalmente os debates e de sistematizar a discussão realizada nos fóruns eletrônicos; viabilizando as discussões em diferentes línguas para seus participantes, tornando-as abrangentes”, diz a convocatória do Comitê Organizador do FST.
E a programação geral do Fórum é:
24 de janeiro
9h – Abertura do Fórum Mundial de Educação (Porto Alegre)
15h – Marcha de Abertura (Porto Alegre)
18h – Show de Abertura (Anfiteatro Porto Sol – Porto Alegre)
25 de janeiro
Manhã/Tarde – Atividades autogestionadas (Porto Alegre, Canoas, São Leopoldo e Novo Hamburgo)
Tarde – Reunião dos Grupos Temáticos de preparação à Cúpula dos Povos na Rio+20 (UFRGS – Porto Alegre)
Atividades Culturais e Artísticas em Porto Alegre, São Leopoldo e Novo Hamburgo
Noite – Show geral em Canoas
26 de janeiro
Manhã/Tarde – Atividades autogestionadas (Porto Alegre, Canoas, São Leopoldo e Novo Hamburgo)
Tarde – Reunião dos Grupos Temáticos de preparação à Cúpula dos Povos na Rio+20 (UFRGS – Porto Alegre)
Atividades Culturais e Artísticas em Porto Alegre, Canoas e São Leopoldo.
Noite – Show geral em Novo Hamburgo
27 de janeiro
Manhã/Tarde – Atividades autogestionadas (Porto Alegre, Canoas, São Leopoldo e Novo Hamburgo)
Tarde – Reunião dos Eixos Transversais em preparação à Cúpula dos Povos na Rio+20 – (UFRGS – Porto Alegre)
Atividades Culturais e Artísticas em Porto Alegre, Canoas e Novo Hamburgo
Noite – Show geral em São Leopoldo
28 de janeiro
Manhã/Tarde – Atividades autogestionadas (Porto Alegre, Canoas, São Leopoldo e Novo Hamburgo)
Tarde – Reunião dos Eixos Transversais em preparação à Cúpula dos Povos na Rio+20 (UFRGS – Porto Alegre)
Atividades Culturais e Artísticas em Canoas, São Leopoldo, Novo Hamburgo
Noite – Show geral em Porto Alegre
29 de janeiro
10h – Atividades de preparação para a Cúpula dos Povos para a Rio+20
Acompanhe as informações:
Site Fórum Social Temático
www.fstematico2012.org.br
fstematico2012@gmail.com
Plataforma de Diálogos do Fórum Social Temático
www.dialogos2012.org
grupostematicosfst@gmail.com
Cúpula dos Povos da Rio+20
http://cupuladospovos.org.br/
O que é o Fórum Social Mundial?
O FSM é um espaço de debate democrático de idéias, aprofundamento da reflexão, formulação de propostas, troca de experiências e articulação de movimentos sociais, redes, ONGs e outras organizações da sociedade civil que se opõem ao neoliberalismo e ao domínio do mundo pelo capital e por qualquer forma de imperialismo. Após o primeiro encontro mundial, realizado em 2001, se configurou como um processo mundial permanente de busca e construção de alternativas às políticas neoliberais. Esta definição está na Carta de Princípios, principal documento do FSM. O Fórum Social Mundial se caracteriza também pela pluralidade e pela diversidade, tendo um caráter não confessional, não governamental e não partidário. Ele se propõe a facilitar a articulação, de forma descentralizada e em rede, de entidades e movimentos engajados em ações concretas, do nível local ao internacional, pela construção de um outro mundo, mas não pretende ser uma instância representativa da sociedade civil mundial. O Fórum Social Mundial não é uma entidade nem uma organização. |