Eleições no Judiciário
sexta-feira, 03/09/2010 01:17Desembargador Cláudio Costa será o próximo presidente do TJMG
22 de fevereiro 2010
Desembargadores também elegem os novos vice-presidentes do Tribunal, além do corregedor geral de Justiça e o vice-corregedor
A votação ocorreu nesta segunda-feira, 22, no Pleno do Tribunal de Justiça. Para a presidência do Tribunal, os integrantes do Pleno elegeram o desembargador Cláudio Costa (veja foto), que obteve 74 votos, contra 40 do desembargador Roney Oliveira. Para as vice-presidências, foram eleitos os desembargadores Carreira Machado (1ª vice-presidência), com 88 votos; Herculano Rodrigues (2ª vice-presidência), com 91 votos; e Márcia Milanez (3ª vice-presidência), com 56 votos. Para a Corregedoria, foram eleitos os desembargadores Alvim Soares (corregedor geral), com 102 votos, e Audebert Delage (vice-corregedor), com 73.
O novo presidente do TJMG toma posse em junho; o novos vice-presidentes, em março; o corregedor-geral de Justiça e o vice-corregedor, em julho. Todos terão mandato de dois anos.
A seguir, breve currículo dos eleitos:
Desembargador Cláudio Costa
Cláudio Costa é natural de Sabará e é desembargador do TJMG desde 1991. Seu pai, o desembargador aposentado Hélio Costa, ocupou a Presidência do Tribunal de 1980 a 1982. O mandato do novo presidente terá duração de dois anos.
Desembargador Carreira Machado
O próximo 1º vice-presidente do TJMG, desembargador Mário Lúcio Carreira Machado, ocupará também o cargo de superintendente judiciário do Tribunal. Carreira Machado é natural de Pitangui, região Central de Minas. Formou-se bacharel pela Faculdade Mineira de Direito, em 1968, e ingressou na magistratura em 1976. Atuou como juiz em Presidente Olegário, Ibiá, Barbacena e Belo Horizonte. Foi vice-presidente e presidente interino do Tribunal de Alçada de Minas Gerais e 3º vice-presidente do TJMG. Atualmente, compõe a 2ª Câmara Cível do TJMG.
Desembargador Herculano Rodrigues O desembargador Joaquim Herculano Rodrigues passa a ocupar a 2ª vice-presidência e a superintendência da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef). Nascido em Abre Campo, na Zona da Mata mineira, Herculano Rodrigues formou-se em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora /MG, em 1971. Ingressou na magistratura em 1976 e foi juiz nas comarcas de Tarumirim, João Pinheiro, Carangola e Belo Horizonte. Tornou-se juiz do Tribunal de Alçada de Minas Gerais em 1989 e ocupou a Presidência do órgão em 1997. Foi ainda vice-presidente e corregedor do Tribunal Regional Eleitoral. É desembargador do TJMG desde 1997, presidindo atualmente a 2ª Câmara Criminal do TJMG.
Desembargadora Márcia Milane A desembargadora Márcia Maria Milanez será responsável pela 3ª Vice-Presidência e pela superintendência da Assessoria de Gestão da Inovação (Agin). A magistrada, que é natural de Belo Horizonte, formou-se em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais, em 1970, e fez pós-graduação em Planificación y Políticas Públicas em Santiago do Chile, em 1988. Atuou como promotora do Ministério Público nas comarcas de Mesquita, Serro e Governador Valadares e na Justiça de Entrância Especial, antes de ser promovida a procuradora de Justiça em 1992. Tornou-se juíza do Tribunal de Alçada em 1995. É desembargadora do TJMG desde 2001, presidindo atualmente a 1ª Câmara Criminal.
Desembargador Alvim Soares
Antônio Marcos Alvim Soares ocupa, desde outubro de 2008, o cargo de vice-corregedor-geral de Justiça. Natural de Mar de Espanha, na Zona da Mata, formou-se em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora, em 1969. Como juiz, passou pelas comarcas de Açucena, Ipanema, Muriaé e Belo Horizonte antes de integrar o Tribunal de Alçada, a partir de 1992. Atualmente, preside a 7ª Câmara Cível do TJMG.
Audebert Delage
Luiz Audebert Delage Filho nasceu em Juiz de Fora, na Zona da Mata, e formou-se em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora, em 1973. É pós-graduado em Direito Público, pela PUC Minas, e em Direito Ambiental, pela Universidade Gama Filho. Na magistratura, atuou nas comarcas de Tarumirim, Ipanema, Pirapora e Belo Horizonte. Foi juiz do Tribunal de Alçada entre 1994 e 2002, quando tornou-se desembargador do TJMG. Atualmente, é presidente do Grupo Gestor de Sustentabilidade Legal do TJMG e membro da 4ª Câmara Cível do Tribunal.
Com informações da Assessoria de Comunicação Institucional (Ascom) do TJMG