Debate na ALMG
quarta-feira, 24/08/2011 14:50Participe de debates sobre piso salarial na Assembleia Legislativa
Será realizado no Plenário da Assembleia Legislativa, na próxima sexta-feira, 26 de agosto, das 9h às 18h, o Ciclo de Debates Piso Salarial em Minas Gerais. Realizado em parceria com órgãos do poder público e entidades da sociedade civil, o ciclo tem como objetivos: discutir o papel do salário no fomento ao desenvolvimento e no combate à pobreza como garantia da dignidade humana; discutir a implantação do piso salarial em Minas Gerais, considerando as particularidades regionais e setoriais, as características do mercado e o perfil do trabalhador; conhecer a experiência de outros estados onde o piso salarial foi implantando; e identificar os impactos socioeconômicos da implantação do piso no Estado.
As inscrições encerram-se nesta quarta-feira (24) e devem ser feitas, preferencialmente, no site www.almg.gov.br, ou pessoalmente, no Centro de Atendimento ao Cidadão – CAC (Rua Rodrigues Caldas, 30, Térreo, Bairro Santo Agostinho.
O evento foi proposto pelo deputado Celinho do Sinttrocel (PCdoB), autor do Projeto de Lei 77/11, que trata da implantação e dos valores do piso salarial das categorias profissionais dos trabalhadores no Estado.
Os debates serão coordenados pelos deputados Rosângela Reis (presidente da Comissão do Trabalho, da Previdência e da Ação Social), Celinho do Sinttrocel (vice-presidente da Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas) e Rogério Correia (membro da Comissão de Administração Pública).
Já confirmaram presença a professora do Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional de Minas Gerais (Cedeplar) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Ana Flávia Machado; a presidente da Fundação João Pinheiro, Marilena Chaves; o secretário-geral da Central Única dos trabalhadores (CUT) Nacional, Quintino Severo; e o presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil/MG, Gilson Luiz Reis.
PROGRAMAÇÃO
Manhã
9 horas – Abertura oficial
9h30 – Mesa 1
Tema: Salário, Combate à Pobreza e Desenvolvimento
Expositores:
– Ana Flávia Machado – Professora Associada do Departamento Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais –
Cedeplar/Face/UFMG
– Cláudio Dedecca – Professor Doutor do Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas – Unicamp
10h30 – Mesa 2
Tema: A Economia Mineira, as particularidades Regionais e o Piso Salarial Estadual
Expositores:
– Marilena Chaves – Presidente da Fundação João Pinheiro
– Edson Domingues – Professor Adjunto do Departamento de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais –
Cedeplar/Face/UFMG
11h30 – Debate com o público
Tarde
14 horas – Mesa 3
Tema: Balanço da adoção do Piso em outros Estados
Expositores:
-Roberto Requião – senador do PMDB/PR
– Neusa de Azevedo – Advogada e Secretária de Trabalho, Cidadania e Assistência Social do Estado do Rio Grande do Sul no período de 1999 à
2002
– César Henrique Concone – Coordenadoria de Políticas de Emprego e Renda da Secretaria de Emprego e Relações do Trabalho do Estado de São
Paulo
– Quintino Severo – Secretário-Geral da Central Única dos Trabalhadores
– Clemente Ganz Lúcio – Diretor Técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos – Dieese
15h40 – Mesa 4
Tema: Implantação do piso salarial em Minas Gerais
Expositores:
– Hélio Augusto Martins Rabelo – Secretário Adjunto de Estado de Trabalho e Emprego/MG
– Gilson Luiz Reis – Presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – MG
– Marcos de Abreu e Silva – Diretor da Federação da Agricultura do Estado de Minas Gerais
16h40 – Debate com o público
18 horas – Encerramento
Fonte: ALMG