ACORDA JUSTIÇA!
sexta-feira, 23/08/2013 17:43SINDOJUS/MG saúda e parabeniza a iniciativa da OAB/Manhuaçu
A OAB/Manhuaçu está convocando toda a sociedade toda a população de Manhuaçu e demais municípios da Zona da Mata mineira para o ato público que promoverá naquela cidade, na próxima quarta-feira, dia 28 de agosto, a partir das 16 horas, como atividade do Movimento Acorda Justiça. O objetivo do evento é criar um espaço para que os participantes manifestem toda a indignação contra a lentidão e desorganização da Justiça; a falta de servidores; a falta de juízes; a falta de estrutura do Fórum; a péssima e caótica prestação jurisdicional; e o desrespeito à advocacia e à sociedade.
O SINDOJUS/MG saúda e parabeniza a OAB/Manhuaçu pela brilhante iniciativa, apoia-a incondicionalmente e conclama os oficiais de justiça de toda aquela região para comparecerem ao ato e também manifestarem sua indignação. E que a OAB/MG e OAB/Nacional também acordem, sigam esse exemplo e promovam essa manifestação em todo o país. A sociedade exige e merece uma Justiça Cidadã, Operante e Democrática.
O Sindicato manifestou esse apoio também através de e-mail e ofício encaminhados à entidade manhuaçuense.
Leia, a seguir, o manifesto do Movimento Acorda Justiça, de Manhuaçu:
“Senhores advogados, estagiários, juízes, promotores, delegados de polícia, serventuários do TJMG, acadêmicos de direito e sociedade em geral
A morosidade da justiça decorre justamente da sua falta de administração. O acúmulo e a demora no julgamento de milhares de processos contribui para a ocorrência diária de injustiças!
Temos visto que a insatisfação da sociedade é com o poder de uma maneira geral e não apenas com os poderes executivo e legislativo. As mobilizações sociais que ocorreram e tem ocorrido desde junho deste ano em todo Brasil devem chegar também ao poder judiciário.
O Tribunal de Justiça de Minas Gerais precisa entender que as comarcas de Manhuaçu, Ipanema, Manhumirim, Mutum e Lajinha estão sucateadas, sufocadas com milhares de processos e com número insuficiente de juízes e servidores. Muitos deles doentes e sem expectativa de que o quadro caótico que vive a justiça nestas comarcas seja revertido.
A sociedade está cansada de esperar por uma justiça rápida e eficaz, que atenda os seus anseios sem lhe causar mais frustrações.
A cúpula do poder judiciário mineiro precisa entender que a Justiça é tão essencial para a sociedade quanto a saúde, educação, segurança e outras áreas públicas fundamentais, e a busca pela efetivação de uma justiça social é um dever da Ordem dos Advogados do Brasil.
A Justiça lenta é um risco à democracia. A justiça atrasada não é justiça, senão injustiça qualificada e manifesta, nas palavras de Rui Barbosa.
Por isso, a OAB MANHUAÇU conclama você que está insatisfeito com a morosidade, com o desrespeito e a falta de organização do judiciário a se unir a nós neste movimento de cidadania.
Convide seus amigos e familiares e venha pra rua manifestar!
Vamos dar o GRITO DE ESPERANÇA para que a JUSTIÇA ACORDE!”