Brasil: nunca mais
sexta-feira, 13/09/2013 20:09Vídeos, fotos e documentos mostram relatos de torturas contra grandes idealistas do país
O “Brasil: Nunca Mais” foi desenvolvido pelo Conselho Mundial de Igrejas e pela Arquidiocese de São Paulo, nos anos 1980, sob a coordenação do Rev. Jaime Wright e de Dom Paulo Evaristo Arns. A iniciativa teve três principais objetivos: evitar que os processos judiciais por crimes políticos fossem destruídos com o fim da ditadura militar, tal como ocorreu ao final do Estado Novo; obter informações sobre torturas praticadas pela repressão política; e que sua divulgação cumprisse um papel educativo junto à sociedade brasileira. O foi idealizado como uma ferramenta pedagógica de educação e de conhecimento pela memória, para o desenvolvimento da cidadania e o fortalecimento da democracia no Brasil, bem como para que as novas gerações aprendam com seu passado histórico.
Todo o acervo sobre as ditaduras reunido pelo movimento foi digitalizado e agora encontra-se disponível na internet para o livre acesso de todos aqueles que se sensibilizam com o sofrimento de cidadãos brasileiros que, em busca de um país com melhores condições de vida e mais justo, foram perseguidos e torturados durante os chamados “anos de chumbo”, e dos familiares daqueles que nem sequer tiveram a chance de sobreviver à sanha da violência imposta pelos governos autoritários e pelo capitalismo imperial internacional.
No “Brasil: Nunca Mais” digital, você conhecerá a história do projeto, as histórias contadas pelos seus idealizadores e colaboradores sobre as agruras dos anos de chumbo, além de vídeos, fotos e documentos, que mostram esse passado obscuro da história do Brasil, que, apesar disso, não deve jamais ser esquecida. Confira: http://bnmdigital.mpf.mp.br/#!/ ou clique AQUI.
Fonte: “Projeto Brasil: Nunca Mais” digital