Câmara dos Deputados
sexta-feira, 07/03/2014 19:49“Judiciário não tem enfrentado a corrupção com a prioridade exigida”, acusa o autor da proposta
Para Romário, as recentes manifestações populares são um termômetro de que a insatisfação contra a impunidade chegou a níveis insuportáveis.
A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 6476/13, que concede prioridade na tramitação de processos de crimes de peculato, concussão, excesso de exação e corrupção passiva e ativa.
“A sociedade brasileira tem demonstrado uma crescente intolerância com os crimes chamados genericamente como ‘de corrupção’ no setor público”, explica o autor da proposta, deputado Romário (PSB-RJ). “Por outro lado, estatísticas elaboradas pelo Conselho Nacional de Justiça vêm demonstrando que o Judiciário não tem enfrentado a corrupção com a prioridade exigida.”
Romário espera que, com a priorização proposta, a tramitação desses processos seja mais célere, diminuindo a impunidade.
Tramitação
A proposta, que altera o Código de Processo Penal (CPP – Decreto-lei 3.689/41), será analisada em caráter conclusivo pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Íntegra da proposta: