Categorias unidas
terça-feira, 06/04/2010 14:14Servidores superlotam auditório na AGE conjunta do SINDOJUS-MG e SINJUS
Atendendo à convocação do SINDOJUS-MG e do SINJUS, oficiais de justiça e colegas servidores da 2ª Instância compareceram em peso ao auditório do Tribunal de Justiça na tarde desta terça-feira, 6 de abril, na Assembleia Geral Extraordinária Conjunta realizada pelas duas entidades, para deliberar sobre o reajuste dos servidores e a proposta do TJMG sobre a Resolução 88 do CNJ, que fixa a jornada de 8 horas diárias, ou 7 horas ininterruptas, no Poder Judiciário em todo o país.
A propósito da Resolução 88, o presidente do SINDOJUS-MG, Cláudio Martins de Abreu, expôs a posição do Sindicato favorável à jornada de 8 horas, desde que haja contrapartida pecuniária relativa às horas adicionais a serem estabelecidas, conforme prevê minuta de anteprojeto de lei formulada pelo TJMG. “Esse aumento da jornada não muda nada para nós. Nós já trabalhamos até mais (do que 8 horas), em razão da carga excessiva de mandados que recebemos diariamente. Por isso a defendemos”, explicou Cláudio, informando que a decisão do Sindicato tem como base as manifestações de centenas de oficiais de justiça, por e-mail e por telefone, ante a expectativa do acréscimo de 33% em seus salários.
Proposta de anteprojeto de adoção das 8 horas a ser enviada à Assembleia Legislativa será apreciada às 15 horas desta quarta-feira, 7, pela Corte Superior do Tribunal.
A propósito do reajuste dos servidores, ambos os sindicatos já protocolaram requerimentos nesse sentido ao presidente do Tribunal. O SINDOJUS-MG, reivindicando reajuste de 15% e equiparação aos vencimentos dos servidores do Ministério Público estadual. Ficou acertado que ambas as categorias se mobilizarão, unidas, em defesa de salários dignos, pois está ficando cada vez mais evidente a defasagem salarial dos servidores do Judiciário em relação a outras categorias do estado. “Temos que mostrar na Assembleia Legislativa que merecemos reajuste”, frisou o presidente do SINJUS, Robert França.
Sucesso da parceria
O presidente do SINDOJUS-MG, Cláudio Martins de Abreu, avalia como positiva a primeira AGE realizada em conjunto com o SINJUS, não só pela participação expressiva de ambas as categorias, mas também pelos muitos pontos comuns das pautas de reinvindicações das entidades. Trata-se de uma parceria que já teve outros capítulos na história de boa relação entre os sindicatos e que tende a se reforçar daqui para frente, conforme ficou demonstrado com o comparecimento massivo de ambas as categorias na AGE de hoje.