Geral

Cenas engraçadas ou reflexo da sobrecarga de trabalho?

quarta-feira, 17/04/2013 17:54

Episódio é um alerta às administrações de todos os tribunais

Conforme informações do portal G1 (Globo.com), a 2ª Vara Cível de Novo Hamburgo demitiu ontem (terça-feira, 16) seis funcionários que fizeram a coreografia da música “Harlem Shake” em um cartório daquela cidade, localizada na Região do Vale do Sinos, no Rio Grande do Sul.

A performance foi filmada, mostrando os servidores dançando sobre pilhas de processos, dentro da sala do cartório judicial, e o vídeo foi publicado no Youtube, mas depois retirado. A diretora do Fórum de Novo Hamburgo, juíza Traudi Beatriz Grabin, disse que a gravação ocorreu na última sexta-feira (12), depois do expediente.

A assessoria de imprensa do TJ-RS informou que eles eram trabalhadores terceirizados e não pertenciam ao quadro de funcionários do Judiciário.

Mesmo se tratando de terceirizados, o SINDOJUS/MG se solidariza com os servidores demitidos do TJ-RS e chama a atenção para um detalhe que não têm sido lembrado nos informes acerca do episódio de Novo Hamburgo. Como se pode observar nas imagens (CONFIRA O VÍDEO), o cartório estava abarrotado de processos. Aliás, o aumento do volume de processos, para um quadro cada vez mais reduzido de funcionários, tem sido a tônica em todos os tribunais, fóruns e cartórios por todo o país, o que tem gerado grande sobrecarga de trabalho e, em consequência, o adoecimento dos servidores. A situação se apresenta ainda mais grave nos órgãos do Judiciário que pagam salários cada vez mais baixos e não oferecem as condições necessárias de trabalho, como é o caso do Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Uma reflexão um pouco mais atenta sobre as imagens do vídeo leva-nos a concluir que, antes de serem engraçadas, as cenas nele retratadas são um alerta às administrações dos tribunais, sobretudo o de Minas Gerais.