“Certifico e Dou Fé Que…”
quarta-feira, 18/05/2011 08:26Oficial de Justiça goiano lança livro de contos pela internet
“Por isso, (…), se um dia um Oficial de Justiça bater à sua porta, saiba que você estará diante de uma pessoa comum, um cidadão como você, mas que naquele momento é o representante de um magistrado, e que, não obstante, esse também representa uma estrutura administrativa gigante e competente, preparada para servi-lo.” Essa declaração resume o objetivo de Júlio Cesar Medeiros ao escrever o livro “Certifico e Dou Fé Que…”- expressão que inicia a lavratura de certidões em mandados judiciais no Brasil.
Nos 27 contos, dispostos em 155 páginas, o servidor relata suas experiências, como oficial do Tribunal Regional do Trabalho de Goiás. Elas incluem ofertas de propina, risco de morte, a parceria, quase sempre necessária, com a polícia militar, ou mesmo escutar lamentos, pedidos por justiça ou xingos dos intimados e citados pelo Juidiciário.
Se na maioria dos contos, a forma descritiva predomina, em outros – como “O Prostíbulo” e “O Curtume” – o tom é bem mais subjetivo, pois o autor expressa sua repulsa em presenciar a exploração de mulheres no interior do país, ou seu sentimento de tristeza em assistir à derrocada financeira e humana de maus gestores de empresas, antes bem sucedidas.
O livro, lançado no TRT de Goiás, em 18 de março deste ano, trata do cumprimento de ordens judiciais, na prática. São histórias sobre o trabalho do oficial de justiça, expostas de forma usual e dinâmica, interessantes para estudantes de Direito, demais profissionais da área e o publico em geral.
Para conferir as outras estórias de “Certifico e Dou Fé Que…”, pode-se encomendar um exemplar no site do escritor: http://www.jcmedeiros.com.br/compracertifico.html. Calculado o custo do frete, o livro sai por R$ 24,00.
Fonte: TJPE