Geral

O analfabeto político

quarta-feira, 19/06/2013 18:03

A importância da política para todo cidadão

O Analfabeto Político

O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas.

O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política, nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais.”

O memorável texto acima é do dramaturgo, poeta e encenador alemão Bertolt Brecht, nascido em Augsbourg, em 10/02/1898, e falecido em Berlim, em 10/08/1956. Dada sua profunda abordagem, sobretudo para o momento de manifestações que se espalham por todo o Brasil contra o patrocínio do Estado brasileiro às Copas das Confederações e do Mundo, em detrimento da saúde, da educação, do transporte, da segurança pública, do serviço público e de tantos outros setores e programas sociais, o SINDOJUS/MG o coloca para reflexão dos oficiais de justiça avaliadores mineiros. Vale também a reflexão acerca da importância da união de todos pelo fortalecimento da entidade sindical à qual estão vinculados e em torno das luta da categoria a que pertencem.