Geral

Plebiscito Popular

terça-feira, 22/10/2013 19:47

urna2

Participe e ajude a acabar com esse roubo ao cidadão através das contas de luz

Começou no dia 19 de outubro, em todo o estado de Minas Gerais, o Plebiscito Popular, consulta que vai perguntar à população mineira o que ela acha do preço da conta de luz. As mais de 100 organizações que constroem o plebiscito esperam recolher 1 milhão de votos e entregá-los ao governo do estado, com a intenção de diminuir o preço da energia. O plebiscito vai até o dia 27 de outubro.

O Plebiscito Popular começou a ser construído em janeiro deste ano, através de reuniões e cursos para estudar por que a conta de luz é tão alta em Minas Gerais. Jefferson Leandro, que é diretor do Sindicato dos Eletricitários de MG e também está na organização do Plebiscito, diz que o que mais encarece a conta é a cobrança de um imposto estadual chamado ICMS.

Plebiscito é um mecanismo de consulta à população para saber se os cidadãos
aprovam ou rejeitam determinada questão. Neste, as perguntas serão: 1) Você concorda que o governo de MG deve reduzir o ICMS, que representa 42% da conta de luz, para 14% (como é em São Paulo e no Distrito Federal)? 2) Você concorda que a CEMIG deve reduzir em 50% (no mínimo) a tarifa de energia para o povo de MG?

Para votar é só procurar as urnas que estão colocadas principalmente nas praças, sindicatos, igrejas, escolas estaduais, centros e áreas de grande movimento, universidades federais e particulares. Algumas cidades já informaram os pontos específicos de urna. Há urnas fixas e itinerantes. Qualquer dúvida, basta acessar a página dos comitês regionais e consultar os contatos dos responsáveis dos comitês mais próximos da sua cidade.

Mais informações sobre locais de votação ou como organizar o Plebiscito Popular na sua cidade, acesse www.plebiscitopopularmg.wordpress.com ou ligue para (31) 32385041.

Fonte: Sindieletro/MG