Setembro Amarelo: conscientização sobre o suicídio
quarta-feira, 27/09/2017 11:50O SINDOJUS/MG enaltece o importante movimento, realizado em todo mês de setembro, de prevenção e conscientização sobre suicídios, conhecido como Setembro Amarelo. O fim da ação está próximo, porém a luta não deve parar. A prática cada vez mais comum no mundo atual não recebe a atenção necessária, por isso uma maior mobilização em prol da causa deve ser feita.
Em 2012, segundo estudos da pela Organização Mundial de Saúde – OMS, mais de 800 mil pessoas tiram a própria vida todos os anos, sendo 75% desses cidadãos originados de países de baixa renda. No Brasil, a situação também é preocupante. Cerca de 106.374 pessoas morreram em decorrência do suicídio durante os anos de 2007 a 2016.
Os estudos sobre suicídio na sociedade ganharam mais espaço após ter sido comprovado um aumento crescente nos casos de depressão e ansiedade, doenças indicadas como maiores indutoras da problemática.
Segundo o psicólogo Dr. Joaquim Rodrigues de Morais Netto, sobre Assédio Moral e Suicídio, os sinais de alerta para o suicídio são:
- Mudanças bruscas de comportamento;
- Tristeza profunda;
- Afastamento social;
- Perda de prazer em atividades que anteriormente geravam prazer.
Um dos fundadores da Campanha em 2015 no Brasil é o Centro de Valorização da Vida – CVV, uma instituição não governamental que oferece atendimento de apoio emocional gratuito através de telefone, e-mail, chat online e via Skype, 24 horas por dia, para as pessoas que precisem desabafar, sendo totalmente sigiloso.
Para contatar o CVV disque pelo telefone 188 ou pelo site www.cvv.org.br.
O Sindicato preocupa-se com a saúde mental dos Oficiais de Justiça. Em um trabalho sob pressão e riscos diários, todos devem ficar atentos aos sinais de alertas citados anteriormente para procurar ajuda e acompanhamento médico. Segundo estudos, 90% dos suicídios poderiam ser evitados com ajuda psicológica.
Caso vivencie ou conheça alguém nessa situação, procure urgentemente um médico especialista.