Vale-Alimentação
quarta-feira, 11/05/2011 19:50Em nova reunião, Comissão define dois reajustes de 7,5% para 2012
Depois do impasse da última reunião, em que os representantes do Tribunal de Justiça na Comissão do Vale-Alimentação apresentaram uma proposta de reajuste do benefício bem aquém da que fora sugerida pelos representantes dos sindicatos, o coordenador do grupo de estudos, Renato de Lima Costa, a pedido das entidades, resolveu realizar ontem (terça-feira, 10) novo encontro para retomarem as discussões sobre a questão. Desta vez, também estiveram presentes, além dos integrantes da comissão, Luiz Carlos Gonçalo Elói, assessor especial da presidência do Tribunal, e Renato Cardoso Soares, diretor da Seplag.
Anteriormente, os representantes dos sindicatos haviam proposto um reajuste escalonado, a começar em janeiro de 2012 até atingir, em janeiro de 2015, o equivalente ao valor do PJ 01 da carreira dos servidores do Poder Judiciário estadual. Ontem, porém, no decorrer dos debates, no intuito de avançar nas negociações, resolveram alterar a proposta inicial, reduzindo esse valor para um patamar de 75% do PJ 01 (que hoje equivaleria à R$ 611,25), sendo escalonados da seguinte forma: 50% em janeiro de 2012; 60% em janeiro de 2013; 70% em janeiro de 2014; e 75% em janeiro de 2015. Como o Tribunal continuou argumentando que qualquer aumento deve ter como base a viabilidade orçamentária relativa à verba de custeio, ao final ficou acertado, verbalmente, um acordo que contempla dois reajustes para 2012, de 7,5% em janeiro e 7,5% em julho. O acordo está vinculado a uma política a ser estabelecida, cujo objetivo é alcançar 75% do PJ 01 da tabela de vencimentos dos servidores do TJMG. Os sindicatos, no entanto, continuam defendendo uma política de reajuste escalonado até atingir o patamar de 75% do PJ 01, a partir de janeiro de 2012, da forma como foi proposta. Isso será novamente discutido em nova reunião marcada para esta quinta-feira, 12 de maio, quando será fechado o relatório final da Comissão, para encaminhamento à administração do Tribunal.
Além do coordenador Renato de Lima Costa, integram a Comissão: Érlon Angelo Cunha (Diretor Sindical do SINDOJUS/MG), Renato Charchar (SINJUS), Luiz Fernando Pereira (SERJUSMIG) e Célia Laranjo, Pedro Jorge Fonseca e José Calazans Campos Júnior, pelo Tribunal de Justiça.
Foto cedida por Rayssa Marques/SINJUS