História

O Sindicato dos Oficiais de Justiça do Estado de Minas Gerais (SINDOJUS/MG) foi fundado em 19 de outubro de 2002, por deliberação de Assembleia Geral Extraordinária convocada para esse propósito. Conforme disposto no Art. 3º do seu Estatuto, O sindicato nasceu com a missão, de representar e defender perante as autoridades administrativas e judiciárias em todas as suas instâncias, os interesses coletivos da categoria profissional e interesses individuais de seus sindicalizados. Desde a sua criação, o sindicato se dedicou a buscar mais valorização para a profissão do Oficial de Justiça, melhorar suas condições de trabalho, garantir uma remuneração justa e proteger os direitos da categoria.

Hoje, com 1.810 filiados, o SINDOJUS/MG é uma força fundamental na luta diária por direitos e valorização dos Oficiais de Justiça. Cada Oficial de Justiça que se une ao sindicato desempenha um papel crucial no seu fortalecimento e crescimento. Apesar dos desafios, as vitórias alcançadas reforçam o compromisso de seguir adiante.

O sindicato tem se empenhado em alianças estratégicas, tanto com entidades representativas dos servidores públicos quanto com lideranças políticas. Destaca-se sua representatividade na Federação das Entidades Sindicais de Oficiais de Justiça (FESOJUS-BR) e sua atuação junto à Frente Parlamentar dos Oficiais de Justiça (FPO), que conta com o apoio técnico do Instituto Nacional dos Oficiais de Justiça (UNOJUS). O SINDOJUS/MG também deu um importante passo em sua representatividade nacional, tornando-se afiliado à AFOJEBRA – Associação Federal dos Oficiais de Justiça do Brasil. Essas colaborações ampliam o poder de atuação do sindicato, contribuindo significativamente para o avanço dos objetivos da entidade.

O SINDOJUS/MG é o resultado do incansável esforço de homens e mulheres dedicados, que contribuíram para sua evolução contínua, defendendo os direitos dos Oficiais de Justiça Mineiros. Através de ações estratégicas, negociações árduas e um comprometimento inabalável com a valorização da profissão, esses profissionais têm trabalhado incansavelmente para garantir melhores condições de trabalho, remuneração justa e reconhecimento dos Oficiais de Justiça em Minas Gerais.

Lutas e Conquistas

Durante sua trajetória, sempre pautado pelo diálogo, a união, o trabalho coletivo e a transparência, o SINDOJUS/MG liderou diversas lutas, que resultaram em conquistas para a categoria, como:

• Reajuste da verba indenizatória da
  • Assistência Judiciária;
  • Pagamento do Adicional de Periculosidade;
  • Aposentadoria especial;
  • Adicional Noturno e pagamento de Horas Extras;
  • Exigência do nível superior para ingresso no cargo, com a aprovação de projetos na Assembleia Legislativa e no Senado Federal;
  • Equiparação da verba da Assistência Judiciária à Tabela D;
  • Isenção de ICMS e IPI na aquisição de veículos;
  • Direito ao Porte de Armas.

O sindicato também esteve à frente das históricas greves de 2009 e 2013, e conquistou uma mesa permanente de negociação com o TJMG, em conjunto com outros dois sindicatos, representantes dos servidores do judiciário mineiro (SINJUS e SERJUSMG).
Além disso, o SINDOJUS/MG atua ativamente em diversas frentes, na defesa dos direitos dos servidores públicos, posicionando-se contra políticas que impactam diretamente os serviços públicos.

Hoje, os Oficiais de Justiça de Minas Gerais contam com uma entidade sindical forte e atuante, essencial para a contínua melhoria das condições de trabalho dos Oficiais de Justiça em Minas Gerais.

Diretorias – Linha do Tempo

2002

Fundação do SINDOJUS/MG, com a eleição da 1ª Diretoria, presidida por Cláudio M. de Abreu.

2005 a 2011

Novas eleições, com a Diretoria presidida por Cláudio Martins de Abreu.

2012 a 2014

Wander da Costa Ribeiro foi eleito presidente, cujo mandato estendeu-se até dezembro de 2014. Wander foi o último presidente da entidade, após a promulgação do Novo Estatuto do SINDOJUS/MG, que criou três cargos de Diretores-Gerais para o exercício da Diretoria Executiva, substituindo os cargos extintos de presidente e 1º e 2º vice-presidentes.

2015 a 2017

Foram eleitos os Diretores-Gerais Igor Leandro Teixeira, Rafael Giardini de Oliveira e Jonathan Porto Galdino do Carmo, sendo este último posteriormente sucedido por Juarez Rogério de Oliveira.

2018 a 2020

A Diretoria Colegiada foi exercida pelos Diretores-Gerais Emerson Mendes de Figueiredo, Marcos Vinícius do Vale e Valdir Batista da Silva.

2021 a 2023

A Diretoria Colegiada foi composta pelos Diretores-Gerais Eduardo Rocha Mendonça de Freitas, Jocilan Andrade dos Santos e Gismard Euzébio Gomide Guimarães.

2024 a 2026

A atual Diretoria Colegiada do SINDOJUS/MG é composta pelos Diretores-Gerais Marcelo Abeilard Albuquerque Lima Andrade Goulart, Luiz Antônio Braga de Oliveira e Marcos Vinícius do Vale.

FILIE-SE

CONTRIBUIÇÃO