Neste 28 de outubro, Dia do Servidor Público, o SINDOJUS MG celebra o compromisso e a dedicação de todos os servidores e servidoras que, com empenho e responsabilidade, trabalham diariamente em prol da sociedade.
Ser servidor público é atuar com responsabilidade, ética e empatia — valores que sustentam o bem-estar coletivo e fortalecem a democracia. O bem-estar público, que toda nação busca alcançar, depende da dedicação de profissionais que, em cada área do serviço público, exercem suas funções com competência, comprometimento e foco no interesse comum.
A esses profissionais, que não apenas se realizam em sua missão, mas também contribuem para um país mais justo e solidário, o nosso reconhecimento e gratidão.
Entre eles, os Oficiais e Oficialas de Justiça exercem uma função essencial ao Poder Judiciário — são eles que transformam as decisões judiciais em realidade, levando a Justiça até o cidadão, com coragem, imparcialidade e compromisso.
A Oficiala de Justiça Elia Maria dos Santos, da Comarca de Divinópolis, resume bem o propósito de seu trabalho: “Minha missão é fazer com que a Justiça seja feita com celeridade e respeito às pessoas”.
De Belo Horizonte, o Oficial Ronaldo Antônio de Almeida reforça a importância da atuação nas ruas: “O Oficial de Justiça é a Justiça nas ruas. O Oficial de Justiça são as pernas da lei”.
Para a Oficiala Elaine Mancilha Santos, da Comarca de Cambuquira, o papel do Oficial de Justiça vai muito além da execução de mandados: “Nós exercemos uma função essencial ao Poder Judiciário. Não somos apenas executores de ordens judiciais — somos agentes de transformação social. Com coragem, compromisso e responsabilidade, levamos a Justiça até a sociedade”.
Na Comarca de Cássia, o Oficial Emerson Aroeira Salerno destaca a relevância e o compromisso da categoria: “No Dia do Servidor Público, homenageamos o Oficial de Justiça — profissional que, com coragem, imparcialidade e compromisso, leva a Justiça até o cidadão, tornando efetivo o direito de todos”.
Já a Oficiala Liliane Frade Ferreira, da Comarca de Formiga, define com sensibilidade o papel da profissão: “Ser Oficiala de Justiça é ser elo de ligação entre o Poder Judiciário e a sociedade”.
Para a Oficiala Maria Sueli Sobrinho, da Comarca de Ibirité, o serviço público é também uma realização pessoal: “Ser servidora pública, para mim, significa que a minha escolha profissional também trouxe uma realização pessoal — a busca de uma sociedade voltada para o bem comum.
Como Oficiala de Justiça, busco, através do meu trabalho, algo que é inerente a todo ser humano: a Justiça”.
De norte a sul de Minas Gerais, cada Oficial e Oficiala de Justiça representa o compromisso do serviço público com o cidadão, atuando com ética, sensibilidade e coragem para garantir que a Justiça chegue a todos.
O SINDOJUS MG parabeniza todos os servidores e servidoras públicas de Minas Gerais pelo seu dia. Em especial, o sindicato homenageia os Oficiais e Oficialas de Justiça, que, com coragem, compromisso e dedicação, levam a Justiça até o cidadão e ajudam a construir uma sociedade mais justa, humana e democrática.
























