Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Agressão à Oficiala de Justiça gera mobilização e solidariedade nacional e internacional

O SINDOJUS MG continua recebendo inúmeras manifestações de apoio e solidariedade à Oficial de Justiça Maria Sueli Sobrinho, vítima de agressão no cumprimento de sua função em Ibirité. A repercussão do caso tem entidades mobilizadas em todo o Brasil e também no cenário internacional, reforçando a preocupação com a segurança dos Oficiais de Justiça.

Manifestação da Corte Suprema da Argentina

O Centro de Assistência Judicial Federal da Corte Suprema de Justiça da Nação Argentina enviou uma correspondência oficial ao SINDOJUS MG, assinada pelo Diretor Pablo M. Lamounan. No documento, a instituição expressa solidariedade à Oficiala Maria Sueli Sobrinho e reforça a preocupação internacional com a segurança dos Oficiais de Justiça. Além disso, destaca a necessidade de medidas para garantir a proteção desses profissionais.

Leia o documento completo aqui.

Apoio da Unión de Empleados de la Justicia de la Nación

A Unión de Empleados de Justicia de la Nación (UEJN), entidade representativa dos trabalhadores da Justiça na Argentina, também manifestou sua solidariedade à Oficiala Maria Sueli Sobrinho. Em nota oficial, a entidade repudiou veementemente qualquer forma de violência contra os trabalhadores do judiciário, destacando os desafios enfrentados pelos Oficiais de Justiça no exercício de suas funções.

“Repudiamos enfaticamente qualquer forma de violência, particularmente a exercida contra as e os trabalhadores judiciais, que, mesmo em condições desfavoráveis e arriscadas, garantem um serviço de administração de justiça de excelência”, destacou Julio Juan Piumato, secretário-geral da UEJN.

A organização reafirmou seu compromisso com a defesa dos direitos humanos e da igualdade de gênero. Confira a nota na íntegra.

Manifestações nacionais e medidas propostas

Entre as inúmeras manifestações de apoio de entidades do judiciário e da sociedade civil, destaca-se o posicionamento do Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI). O Tribunal manifestou apoio à instalação da Comissão Interna de Apuração de Atos de Violência Praticados Contra Oficiais de Justiça e Avaliadores do Estado do Piauí – CIAV, iniciativa do Sindicato dos Oficiais de Justiça e Avaliadores do Estado do Piauí (Sindojus/PI).

De acordo com o desembargador Aderson Nogueira, presidente do TJPI, “O Tribunal de Justiça do Piauí apoia inteiramente esta medida para a proteção dos profissionais que desempenham um papel crucial no funcionamento do Poder Judiciário”.

O presidente do Sindojus/PI, Carlos Henrique Bezerra Sales, destacou a necessidade de medidas preventivas para evitar novos casos de violência: “Atos de violência como este não devem ser tolerados, sob pena de que a sociedade como um todo se sujeite à barbárie, ao enfraquecimento do Poder Judiciário e do próprio Estado Democrático de Direito”.

O SINDOJUS MG segue mobilizado para garantir segurança, respeito e dignidade aos Oficiais de Justiça, cobrando providências e medidas concretas das autoridades competentes.

FILIE-SE

VALORIZE-SE

CONTRIBUIÇÃO
VOLUNTÁRIA

MODELOS
DE CERTIDÕES