No dia 25 de março, Dia Nacional do Oficial de Justiça, a caravana do SINDOJUS MG marcou presença em Brasília para acompanhar de perto a votação do Projeto de Lei nº 4015/2023, que reconhece como atividade de risco permanente as atribuições inerentes ao Poder Judiciário, ao Ministério Público e Oficiais de Justiça. A mobilização demonstrou a força e a união da categoria em defesa de mais segurança no exercício da profissão.
Com uma expressiva participação de Oficiais e Oficialas de Justiça de Minas Gerais, o grupo se destacou entre as delegações estaduais presentes na capital federal, reforçando a importância da aprovação desse projeto. A presença maciça dos Oficiais mineiros mostrou o comprometimento da categoria com a valorização da profissão e a necessidade urgente de reconhecimento das condições de risco enfrentadas diariamente.
O Diretor Geral do SINDOJUS MG, Marcelo Lima Goulart, e o Diretor Administrativo, Vinícius Araújo, estiveram à frente da mobilização em Brasília, percorrendo gabinetes e dialogando com parlamentares para reforçar a importância da pauta. O ex-deputado federal e Oficial de Justiça, Charlles Evangelista, também prestou seu apoio à causa, fortalecendo a articulação política.
Mobilização e expectativas
Ao longo do dia, os participantes da caravana se reuniram com parlamentares e acompanharam as movimentações no plenário da Câmara dos Deputados, buscando apoio à aprovação do PL 4015/2023. A mobilização foi intensa, e os Oficiais mineiros causaram impacto positivo ao demonstrar unidade e organização.
No entanto, a votação do projeto não ocorreu na data prevista devido às dinâmicas do Congresso Nacional. O Diretor Geral do SINDOJUS MG, Marcelo Lima Goulart, destacou a força da participação mineira e a expectativa para a votação do PL 4015/2023 nas próximas semanas:
“Quero agradecer imensamente aos colegas que se dispuseram a vir a Brasília. Vocês podem ter certeza de que isso fez total diferença. Marcamos posição e demonstramos o engajamento dos Oficiais de Justiça de Minas Gerais, o que impressionou não só os parlamentares, mas também os colegas de outros estados. Nosso sindicato está fortalecido, e o sentimento que fica é de unanimidade quanto à aprovação do PL 4015/2023”.
O presidente da Frente Parlamentar dos Oficiais de Justiça, Deputado Federal Coronel Meira, também se manifestou nas redes sociais, reafirmando seu compromisso com a categoria e garantindo que a luta pela aprovação do PL 4015/2023 continua firme.
Próximos passos
Mais informações sobre a votação serão divulgadas assim que houver uma nova data para a inclusão do projeto na pauta do Congresso. O SINDOJUS MG segue atento e mobilizado, reforçando a importância desse reconhecimento para a categoria.
O Sindicato agradece, mais uma vez, a dedicação, a união e o engajamento dos Oficiais e Oficialas de Justiça que participaram ativamente dessa mobilização. A presença de cada um fortalece a luta por mais segurança e reconhecimento para a categoria!
Destacamos a participação dos Oficiais de Justiça de Minas Gerais:
Belo Horizonte
- Alexandre Geovanni Leal
- Allyson Afonso Alves Pereira
- Bruno Diniz da Silva
- Cláudio Martins de Abreu
- Darciene Morais de Barros
- Eldimar Marques Pereira
- Fernando Braga Ferreira
- Gabriela Becattini Bernardes
- Genésio Massao Yamanoi
- Kátia Del Cantoni da Silva
- Luciana Lopes dos Santos
- Luciana Messias Mourão Fernandes
- Marinez de Magalhães Pereira Victor Leite
- Ronaldo Antônio De Almeida
Betim
- Allan Pires Fernandes
- Jorge Ricardo Morato
- José Adélcio Ferreira
Contagem
- Ana Maria Silva Machado
- Cinara Lander de Souza
- José Cláudio Oliveira Almeida
- Ronan Job Pereira
- Valdir Batista da Silva
Divinópolis
- Arnaldo Jesus Pereira Malard
- Luiz Antônio Queiroga
Mateus Leme
- Jonathan Porto Galdino do Carmo
- Vânia Rosa de Faria
Paracatu
- Jomayer Facundini Alves
Santa Luzia
- Eduardo Rocha Mendonça de Freitas
Sete Lagoas
- Aldrin Melo da Mata
- Onésimo Martins da Rocha
- Renato César de Paula Barros
Unaí
- Hildo Rodrigues Almeida da Rocha
- Ronan Martins Cardoso
Viçosa
- Carlos Antônio da Silva
- Francisco de Paulo Carvalho
- Sérgio Tinôco Verçosa de Magalhães